top of page

Ação 2021/2022: Matipu-Kuarup





A Aldeia Matipu fica localizada no Mato Grosso, sendo Querência a cidade mais próxima - a 150km da reserva indígena, onde será realizado o Kuarup do ano de 2022.

Kuarup é um ritual sagrado onde as famílias que perderam algum ente fazem uma festa, na intenção homenagear os que se foram e libertar suas almas pra seguirem e se desvincularem do plano terreno. Kuarup também é o nome dado à madeira-kuarup, que faz parte do ritual e que representa o espírito dos mortos. Além disso, através desse ritual as famílias também são libertadas do luto pra seguirem a vida na Terra. Nele acontecem danças tradicionais e, ao fim, uma luta entre todas as aldeias participantes. É um ritual milenar que nem os próprios conseguem determinar com exatidão quando começou, uma vez que o ritual acontece desde o início dos tempos!

Nesse ritual eles convidam as aldeias de todo o Xingu pra participar, e é responsabilidade do dono da festa pescar pra alimentá-los, além de ofertar a gasolina pros barcos e balsas levarem todos os participantes. O cacique da aldeia Matipu se chama Arifirá e o Murilo (nome indígena: Kaiapo Matipu) é organizador do próximo ritual, que irá homenagear seu irmão falecido.

A questão é que o órgão que patrocina isso tudo é o Funai, que, com a entrada de um coronel na presidência, sofreu cortes de cerca de 40% da verba destinada às aldeias. Com isso, há uma grande preocupação sobre como realizar esse evento de grande importância, pois precisam de cerca de três mil litros de gasolina que servirá tanto pra atender as aldeias que forem participar do Kuarup quanto pro Kaiapo conseguir pescar e alimentar a todos.





A opinião do colunista não é, necessariamente, uma opinião do Coletivo Sala Solidária

--------------------------------------------------



Ianael Arielle Mariana - MG

Body Piercer e Estudante de Serviço Social

Membro do Coletivo Sala Solidária




Roberta Farraci

Ipatinga - MG

Body Piercer e Psicóloga

Membro do Coletivo Sala Solidária


76 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Editorial

bottom of page